Vinho novo!

 

Esses dias eu tenho experimentado um novo mover em meu espírito, mover esse que pode trazer desconforto para alguns, a qual os jovens têm experimento. Um vinho novo que tem movido de forma grandiosa através das artes, dança e música a adoração em diversos ritmos.

 É certo que a igreja do Senhor está em busca de um avivamento, esse ano que é proclamado como o ano da restituição, ano de promessa para nossa nação, para o nosso governo e pra igreja. O que não conseguimos perceber até agora é que esse avivamento já chegou. Esses decretos já nos foram enviados e assinados pelo próprio Deus, mas o medo do novo e falta de sensibilidade espiritual de alguns, tem cegado a visão e limitado o poder de Deus que já começou a operar.

 Vejamos nossas igrejas, lotadas de jovens que dizem ser “loucos pelo Espírito Santo”, que lutam contra a prostituição e a imoralidade sexual de diversos modos em movimentos maravilhosos como o “eu escolhi esperar”, moças que proclamam e vivem movimentos como “princesas não choram por sapos”. Jovens que acolhem e obedecem a conselhos dos seus pais e pastores, sobre assuntos como, paquera, namoro e casamento.

 Vejamos a palavra de Deus sendo pregada e salmodiada através de diversos ritmos como o axé, pagode, sambá, rock, MPB, eletrônica e funk. Vejam como esses ritmos têm sido usados em prol do evangelho no meio das igrejas e como temos experimentados uma grande colheita de almas que a tempos não se via, de jovens, crianças e velhos. Há festa no céu!

 O nosso país, Brasil? Que é conhecido como o país do futebol e do carnaval? Vejamos quão grandes coisas o Senhor tem feito e como o Espírito Santo tem se derramado de forma poderosa e criativa sobre nossa nação.

 Então por que ainda há um clamar por avivamento? Por que ainda sentimos em nosso espírito um bloqueio e opressão, por que às vezes a terra parece tão seca? E por que alguns continuam dando voltas no mesmo deserto? A resposta é simples: religiosidade e comodismo.

  A palavra de Deus nos diz “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.”Apocalipse 21:5. Mesmo assim, ainda há algumas pessoas que querem limitar o poder Deus por causa do seu comodismo, causado pelo o orgulho e a religiosidade.

Sabemos que Ele não muda “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” Hebreus 13:8. Porém, o Espírito Santo se move em diversas formas, Ele tem a liberdade de operar sobre diversos dons, pra que através Dele, possamos alcançar o número máximo de almas e para nos tirar do comodismo, que é o conforto espiritual.

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” 1 Coríntios 12:4-11

Um dos maiores prazeres pra nossa carne é dormir e tudo que o nosso adversário, o Diabo quer, é que fiquemos acomodados e que durmamos espiritualmente. Assim, nós não crucificamos a nossa carne e começamos a ficar de braços cruzados. Ah, que maravilha seria pra ele se ficássemos parados no tempo e o deixasse usurpar e usar, todas as artes e que conseguisse cegar a igreja na mentira ao dizer que certos ritmos foram criados por ele e não pelo Senhor. Que mentira fabulosa, que infelizmente tem feito muitos servos do Senhor caírem. Mas lembre-se, ele é o pai da mentira, usurpador e não faz nada sem imitar.

 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44.

Gosto de dizer que Deus se relacionou com o homem de três formas, através da conversa no jardim do Éden, através dos profetas e habitante nos templos e através da maravilhosa graça e do Espírito Santo que habita em nos. Podemos ver claramente esses relacionamentos na palavra de Deus e dessa mesma forma podemos ver a presença do inimigo que esta sempre rondando e imitando o Senhor em seu relacionamento com o homem.

O relacionamento audível de Deus com o homem: 17E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16-

A imitação desse relacionamento feito por Satanás: “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:1-5

O Relacionamento de Deus com o homem através dos profetas, sacrifícios e templos: Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade; eu defenderei esta cidade.  E isto te será da parte do Senhor como sinal de que o Senhor cumprirá esta palavra que falou:  Eis que farei voltar atrás dez graus a sombra no relógio de Acaz, pelos quais já declinou com o sol. Assim recuou o sol dez graus pelos quais já tinha declinado.” Isaías 38:4-8.

“Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.” Genesis 8: 20

 A imitação de Satanás nesses relacionamentos:Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel. Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens. Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo. Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra. E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo. E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.”1 Reis 18:19-26

O relacionamento através da graça e do Espírito Santo que abita em nos: E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.” João 1:32-34

A imitação de Satanás nesses relacionamentos: E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender; Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.” Marcos 5:1-4

Podemos concluir que Satanás sempre tentou imitar o relacionamento de Deus com o homem, tentando usurpar o que é Dele. Da mesma forma ele quer que pensemos que todos os ritmos musicais foram criados por ele, e não pelo próprio Criador.

 Amados, não se deixe levar pelo engano e os sussurros do inimigo que só diz mentiras, mas busque o Senhor e o Espírito Santo que nos trás discernimento do que é benção e do que é maldição. Não deixe ser levado pelo comodismo, pela religiosidade que nos fazem ficar presos ao passado, nos faz viver em saudosismo, perdendo assim o vinho novo do Senhor.

 Quero compartilhar com vocês, o que também tenho apreendido com uma das melhores e mais conhecidas líder de louvou no mundo. A pastora Darlene Zschech, que por anos liderou o grupo de louvor da “Hillsong”, nos ensina sobre isso em certos pontos e capítulos do livro “A arte de mentorear pessoas.”

 “Leia João 4: 35:

“Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: abram os olhos e vejam os campos! “Eles estão maduros para a colheita.”

“Nessa passagem, (Jesus) nos diz para abrirmos os olhos, pois a colheita é aqui e agora. Mas a aparência desta (colheita) não é mais a mesma: ela está coberta de tatuagens, cheia de piercings no nariz, nos lábios e na língua; é marcada por cicatrizes de agulha e mutilações. Mesmo assim, amamos a colheita. E o mais importante: Deus ama tanto a cada um desses jovens que deu o Seu melhor para traze-lhes a redenção.” (capitulo 6; Feche as portas da condenação; pag. 89 e 90)

“… A história prova que muitos líderes que chegam perto de uma mudança não estão suficientemente seguros quanto á sua própria identidade de mo a abrir mão do posto de líder e confiar que Deus os usara de uma nova forma. Em vez de focar o Reino e dar lugar às pessoas da próxima geração, alguns ficam ofendidos e tornam-se críticos e defensivos. Então, acabam abandonando o navio muito cedo e ridicularizando o processo, queixando-se da maneira como a nova geração conduz as mudanças.”

“… Sim, o novo terá um aspecto diferente e pode até parecer distante do que você já conheceu e viu, mas isso não significa que ele é menos sincero ou temente a Deus.” (capitulo 11; Estabelecendo a sua identidade em Deus; pag. 136 e 137)

“… Uma coisa que sei é que, quando me apego muito á coisas antigas, Deus não pode preencher minhas mãos com as novas. Por que não abrir as mãos e levantá-las diante de Deus em adoração? Quando você as abre e larga as coisas antigas, pode confiar em Deus para preencher o seu coração e as suas mãos com algo novo que vai continuar a glorificá-lo. Não estou dizendo que vai ser fácil, mas posso garantir que não será tão difícil quanto você imagina.

John Maxwell, em uma conversa recente, disse pra mim: “Se o seu assunto atual é o ontem, então você está em apuros”. Hummmm. Vamos dar um Selah (uma pausa) nisso…

(capitulo 11; Olhe pra frente; pag.143)

“Moisés reconheceu a singularidade em Josué. Moisés sabia que ele conduzira o povo o tanto quanto os israelitas seguiram sua liderança. Ele teve a visão da Terra Prometida, mas o talento de Josué, o diferencial nele, seria necessário para atravessar o Jordão e conquistar o novo território (Canaã). Moisés conduziu o povo pelo deserto; Josué iria levá-los para Terra Prometida iria ajudá-los a possuí-la.

Elias reconheceu a diferença em Eliseu. O Deus todo-poderoso usou Elias para confrontar os adoradores e ídolos, e ele clama por sinais de juízo para estabelecer a verdade e o poder de Deus. Elias foi o pioneiro, o precursor para Eliseu. Assim, quando este pediu porção dobrada da unção de Elias, o terreno espiritual já estava preparado para o próximo nível de milagres: o de misericórdia e graça.

Hoje em dia, muitos líderes são intimidados por “Josués” e por “Eliseus” no meio deles que não conseguem lembrar quem esteve no monte com Jesus quando Ele foi transfigurado: ninguém menos que Moisés e Elias (veja Mateus 7)

Deus não se esquece de quem Ele estabeleceu, mesmo quando seus sucessores tiverem porção dobrada de vitoria. Ele dá a alguém o talento para novas descobertas, mas também dá talento a outra pessoa para completar a visão e para prepará-la para seus sucessores. (capitulo 13; Aplauda o ‘diferente’ no próximo; pag.156)

Uao! Que maravilhoso modo de se pensar e de continuar a carreira que o Senhor nos designou. Abra sua mente para o novo de Deus meu irmão, diga não ao preconceito, acolha os jovens e permita que eles dêem assas a criatividade. De espaço para que eles fluam no Espírito de Deus e usa todos os dons e talentos para a honra e Glória do nosso Senhor, Jesus Cristo, porque isso é só o começo de um grande avivamento que está sendo derramado sobre a nossa nação.

 Aos lideres mais velhos, não sejam medrosos. Ensine os mais jovens a palavra de Deus e a seguir no temor e na sabedoria do Espírito de Santo, ensine-os a serem apaixonados pelo Pai e abrace suas idéias. Confie no Senhor e na força do Seu poder porque o mais Ele fará, não tenha medo do novo, mas “aplauda o ‘diferente’ no próximo”.

Lembre-se que o Senhor ama coisas novas, por isso Ele tem nos preparado novos céus e nova terra. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” Apocalipse 21:1

Que Deus os abençoe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s